segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mito - Reutilização do leite



Ainda existem pessoas que na hora de comprar leite de caixinha Tetra Pak ficam verificando o número na parte de baixo das caixinhas. Veja o boato:

"O número estampado na base das caixinhas indicaria a quantidade de recauchutagens do produto, numa escala que vai até 5, quão maior o número, maior seria o risco de o leite coalhar e menor o seu teor nutricional. Ofertas atraentes nos supermercados, diz a mensagem, seriam de leites de número 4 e 5."

Isso é MITO, LENDA URBANA POPULARIZADA PELA INTERNET (hoax), MENTIRA!

ESCLARECIMENTOS:

Tetra Pak: 

- A numeração no fundo das embalagens é relativa a uma marcação da Tetra Pak chamada número de ordem de produção. A cada pedido de embalagens feito por uma empresa produtora de leite é gerado um número sequencial, que serve para o rastreamento da produção. 

- O número que aparece acima deste sequencial no fundo da embalagem (1, 2, 3 etc) é impresso no momento da produção da mesma e refere-se ao posicionamento na bobina. As embalagens de leite são produzidas em grandes bobinas e, desta forma, são enviadas aos clientes (produtores de leite). Os produtores recebem as bobinas que são colocadas nas máquinas de envase e formam a embalagem (caixinha) ao mesmo tempo que acontece o envase do produto.


- Antes do envase, os alimentos passam por um tratamento térmico conhecido como ultrapasteurização (UHT) a fim de que sejam eliminados os microrganismos que eventualmente estejam neles presentes. Os microrganismos são os principais responsáveis pela deterioração do produto. É impossível que a embalagem seja reutilizada ou que o produto retorne depois de vencido para nova ultrapasteurização. 

- Devido ao processo de ultrapasteurização e ao envase em embalagens cartonadas assépticas, o leite pode ser armazenado sem refrigeração (antes de aberto) por até seis meses. 

ABLV - Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida:

- Os numerais, de 1 a 7, são uma medida preventiva, um código adotado por fabricantes de embalagens do setor alimentício para garantir a segurança do produto nela contido.

- Uma bobina de embalagem pode ser dividida em até cinco partes. Cada uma dessas partes recebe um número, que pode variar de 1 a 7. Caso haja defeitos de fabricação na embalagem (furos microscópicos, entre outros), o número é a forma mais segura e rápida para o fabricante identificar o lote com problemas e evitar perdas substanciais de produto.

Assista o vídeo abaixo e esclareça ainda mais suas dúvidas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário