quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Azeites: extra virgens de fato


A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, instaurou nesta segunda-feira, 11 de novembro, Processo Administrativo determinando que as redes de supermercados Mundial, Prezunic, Guanabara e Grupo Pão de Açúcar (supermercados Pão de Açúcar, Extra e Assaí) suspendam em todo o estado a venda dos azeites das marcas:

- Figueira da Foz
- Tradição
- Quinta D'Almeida
- Vila Real

Esses azeites não são do tipo virgem e sim lampante, cuja qualidade é inferior. As filiais das redes devem devolver os produtos a seus fabricantes.

Em outro caso, o processo também estabelece que essas redes de supermercado fixem cartazes nas prateleiras de azeites de outras marcas informando que, ao contrário do que é descrito nos rótulos de suas embalagens, os produtos não são extra virgens e sim virgens. São azeite das marcas:

- Beirão
- Borges
- Carbonell 
- Gallo 
- La Española 
- Pramesa 
- Serrata

O Globo, 8 de novembro de 2013:



Tipos de Azeites:

Extra virgem - possui acidez até 0,8%. Azeite excelente, não sofre nenhum refino químico, por isso é mais puro e mais rico em nutrientes, sendo o mais saudável de todos os azeites.

Virgem - possui acidez de 0,8% a 2%. Azeite de boa qualidade, pode apresentar ligeiríssimo defeitos de cheiro e sabor quando em comparação ao extra virgem.

Lampante - possui acidez superior a 3,3%. Este azeite não pode ser consumido diretamente, para ser comercializado, deve sofrer refinação e mistura de óleos refinado. Do processamento do azeite lampante surgem outros dois tipos de azeite que podem ser comercializado:

Azeite refinado – Azeite lampante refinado quimicamente, cujo processo resulta em perda do gosto, cor, aroma e parte das vitaminas (20 a 40%) e outros nutrientes (inclusive alguns benéficos à saúde). A acidez deste tipo de azeite pode ser a partir de 0,5%.

Azeite composto – é um azeite mais barato, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o de soja, por exemplo. Portanto, não tem o gosto característico de azeite e tem uma qualidade inferior. 


DICAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário