segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Jaboatão dos Guararapes/PE: Supermercados interditados

Foto: Valter Andrade / Prefeitura de Jaboatão

No mês de janeiro, a equipe do Procon de Jaboatão dos Guararapes interditou 10 supermercados, porém o trabalho continua e mais quatro supermercados foram interditado nesta sexta-feira (14). Veja a reportagem: 

Quatro supermercados em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tiveram o setor de embutidos interditado, nesta sexta-feira (14), após fiscalização da Vigilância Sanitária e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Um deles teve ainda o setor de frios interditado também. Ao todo, 14 estabelecimentos já sofreram interdições neste ano devido a irregularidades. 

Os setores ficam fechados por cinco dias para regularização e recebem multa de R$ 10 mil, cada. 

De acordo com o Procon, foram encontrados 75 quilos de alimentos vencidos no supermercado IBS que fica no conjunto Dom Hélder Câmara, sendo o setor de embutidos - que vende itens como bacon, calabresa e paio - interditado. De acordo com um funcionário, que preferiu não ser identificado, o problema foi com as etiquetas - o fabricante orientava consumo em até cinco dias após aberto, como prazo de validade, mas, devido a um erro de digitação, os produtos indicavam seis dias. 

No supermercado Trevo, em Candeias, foram 18 quilos de alimentos vencidos - todos com prazos de validade maiores que os indicados pelo fabricante para produtos abertos, segundo o Procon. Procurado pelo G1, os responsáveis pelo supermercado informaram que não iriam se manifestar sobre o assunto. 


Também em Dom Hélder, foram encontrados 38 quilos de produtos com validade adulterada e embalagens sem identificação no supermercado Pernambucano

No Sempre Bom, de Barra de Jangada, foram 28 quilos de alimentos sem data de validade e sem identificação do fabricante. "Tinha muitos produtos no Sempre Bom expostos sem nenhuma informação, sem validade no setor de embutidos", explica a gerente jurídica do Procon de Jaboatão, Renata Carvalho. Até o momento de publicação desta reportagem, os responsáveis por esses estabelecimentos não foram localizados. 

Foto: Valter Andrade / Prefeitura de Jaboatão 

Renata afirma ainda que os problemas com validade têm sido o principal motivo de interdição de setores nos supermercados no município. "Isso tem sido o foco das nossas fiscalizações e o motivo principal das nossas interdições. Essa prática já vinha acontecendo, tínhamos orientado várias vezes. A autuação e aplicação de multa não estava resolvendo", detalha.



Veja ainda:

sábado, 15 de fevereiro de 2014

RECIFE/PE: Fábricas de gelo são interditadas


Carnaval chegando e o consumo do gelo aumentando em qualquer lugar do nosso País. Mas será que você sabe procedência desse gelo? Veja a reportagem publicada no Jornal Folha de Pernambuco:

Jornal Folha de Pernambuco - Cotidiano - Quarta, 13/02/2014

GELO:

Deve ser preparado a partir de água cujos parâmetros microbiológicos, químicos e radioativos atendam à Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano. (Resolução RDC nº 274, de 22 de setembro de 2005 - ANVISA)

OUTROS CASOS:

- (Mar de 2013) Após inspeção, Vigilância sanitária interdita fábrica de gelo:(http://conexaoto.com.br/2013/03/20/apos-inspecao-vigilancia-sanitaria-interdita-fabrica-de-gelo#pp[noticia]/2/)

Foto: Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) / Divulgação

Foto: Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) / Divulgação

Foto: Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) / Divulgação

Foto: Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) / Divulgação

- (Nov de 2013)Vigilância Sanitária de Jaraguá autua empresas que trabalhavam de forma irregular com sorvete e gelo:

Foto: Vigilância Sanitária PMJS / Divulgação

Foto: Vigilância Sanitária PMJS / Divulgação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Falso: Chocolate branco


Aos chocólatros de plantão... Talvez você não saiba, mas chocolate branco não é chocolate.

MOTIVOS:

- Ele é apenas uma mistura de manteiga de cacau, leite e açúcar. 
- Ao invés de possuir substâncias antioxidantes (presentes na massa de cacau no chocolate preto) ele possui a gordura saturada do cacau, que faz muito mal para a saúde.
- É mais calórico do que o chocolate preto.

O QUE SÃO SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES?

Antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e câncer. 

Os radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas que atacam outras moléculas através da captura de elétrons e, portanto, modificando as estruturas químicas. São produzidos como parte de nosso metabolismo natural, como também são introduzidos no organismo através de fontes externas como exposição ao sol ou a poluição. Outros meios incluem stress, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos insalubres e cigarro.

O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células, garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico.


Tipos de chocolate:

Chocolate amargo – mínimo de 35% de massa de cacau pouca manteiga de cacau e açúcar. Não possui leite.

Chocolate ao leite – mínimo de 25% de massa de cacau, manteiga de cacau, leite e açúcar.

“Chocolate” branco – manteiga de cacau, leite e açúcar. Não contém massa de cacau.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Carne de Porco é remosa?


No Brasil, muitos deixam de comer carne de porco por acreditarem no MITO de que a carne de porco é remosa e/ou carregada. O Guia Alimento Seguro sugeri que você assista o vídeo a seguir para tirar todas as suas dúvidas com relação a este tipo de carne:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/mais-saude/v/conheca-os-beneficios-da-carne-de-porco/3143163/

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SAPÉ/PB: Mercadoria será toda incinerada

PRF-PB apreende carga de alimento sendo transportada junto com veneno


Foto: Genésio Vieira/PRF

Flagrante foi na BR-230, na entrada de Sapé.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã desta sexta-feira (7), pouco mais de 19 toneladas de alimentos que estavam sendo transportados em caminhões de forma irregular. A apreensão foi feita na BR-230, próximo à entrada de Sapé, na Zona da Mata paraibana.

Segundo o inspetor Genésio Vieira, da PRF, alimentos como biscoito, macarrão, carne, leite, café, açúcar, arroz, feijão e outros cereais estavam armazenados juntos com produtos corrosivos, tóxicos, inflamáveis e oxidantes, a exemplo de veneno para ratos e baratas, água sanitária, querosene, sabão em pó e agrotóxicos.


Toda mercadoria apreendida foi levada para Secretaria de Defesa Agropecuária da Paraíba em João Pessoa e deverá ser incinerada, uma vez que esses alimentos não poderão mais ser comercializados e nem doados.

A apreensão fez parte da operação da PRF nas rodovias BR-230 e BR-101 que começou às 8h e se encerrou ao meio-dia desta sexta. Durante o período, a PRF fiscalizou 212 veículos, lavrou 231 autos de infração e reteve 15 veículos para regularização. Ainda, 21 toneladas de mercadorias com peso excedente foram transbordadas e 13 pessoas foram detidas e encaminhadas para delegacia. Uma delas por dirigir embriagada, quatro por crime contra a saúde pública, sete por crime ambiental e um estrangeiro foi conduzido à Polícia Federal por ter o visto do passaporte vencido.

Fonte:

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Baratas são encontradas em produto


PortalODia.com

Waldir Santos esteve na manhã da última quarta-feira (29) no supermercado procurando por outras embalagens do mesmo produto que estivessem com má estado de conservação e armazenamento quando encontrou com técnicos da Anvisa fazendo uma visita de fiscalização no estabelecimento.

“Eu fui até eles e mostrei que haviam outras embalagens do produto com fezes de baratas na parte de fora e expliquei que já tinha feito uma denúncia hoje mais cedo em relação ao caso”, diz. Os técnicos da Anvisa chamaram o gerente do supermercado que reconheceu o problema junto ao órgão.

O estabelecimento foi autuado pela Anvisa de acordo com o artigo 138 da lei 3645/2007 do Código de Defesa do Consumidor que determina a retirada de circulação dos produtos que podem representar risco à saúde. Além de ser autuado, o supermercado pode ainda ter que pagar uma multa à Anvisa.

Waldir Santos disse que espera apenas o recebimento do protocolo da denúncia junto à órgão fiscalizador para mover uma ação contra o supermercado.

O supervisor de vendas Waldir Santos procurou a Anvisa, na manhã de hoje (29), após encontrar fezes de barata na embalagem de um produto comprado na noite de ontem (28) em um supermercado localizado na Avenida Frei Serafim. 

O produto era um cereal da marca Nestlé e ele só percebeu que havia algo errado na embalagem quando já estava em casa. “O prazo de validade dele só vence daqui a três meses. Foi a minha noiva que comprou e quando ela chegou em casa, nós o armazenamos no armário junto com outros produtos e quando fomos abri-lo, vimos que havia um caminho de fezes de barata na parte externa da embalagem”, conta.

Ao abrir o produto, Waldir disse que encontrou mais fezes e algumas baratas vivas na parte interna. O supervisor fez a denúncia junto à Anvisa para pedir o ressarcimento pelo prejuízo que teve. O órgão recebeu a reclamação e deu a ele o prazo de dois dias para o recebimento de alguma resposta.

PortalODia.com

Os técnicos do órgão vão fazer uma fiscalização ao estabelecimento para verificar a se há indícios de má estado de conservação em outros produtos do gênero. O objetivo da visita é saber também se as fezes de barata encontradas por Waldir são decorrentes das condições de higiene do supermercado ou das condições de higiene da empresa que faz a distribuição dos produtos da marca. Serão feitos testes em laboratório.

“Amanhã eu vou até lá (Anvisa) para poder pegar o protocolo da denúncia e eu também vou acionar o Procon para mover uma ação por danos morais contra o supermercado e conseguir o ressarcimento pelo produto”, declara Waldir.

Em casos como esse, se for comprovado que o estabelecimento comercial não fez o armazenamento correto do produto ou descumpriu alguma exigência de condições de higiene junto aos órgãos fiscalizadores, o produto deverá ser retirado das prateleiras e o local deverá ressarcir o consumidor no valor pago por ele. 

Com receio de que a empresa altere as embalagens antes da visita de fiscalização, a Anvisa pediu para que o nome do estabelecimento não fosse publicado.

O gerente da filial falou com a reportagem do PortalODia.com e falou que não estava autorizada a prestar informações. A assessoria de comunicação também foi contactada e informou que entrará em contato posteriormente para esclarecer a situação.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Conheça mais sobre: Potássio



O potássio é um mineral encontrado em alimentos de origem animal ou vegetal, prevalecendo nos alimentos de origem vegetal. É muito bem absorvido pelo intestino delgado, utilizando, em média, 90% do potássio consumido.

Funções do Potássio:

Tem um papel importante para o bom funcionamento do músculo e responsável pelo relaxamento muscular, além de ajudar o pâncreas a liberar a insulina. A falta desse mineral no organismo pode causar deficiência nos batimentos cardíacos e enfraquecimento muscular, responsáveis pelas conhecidas câimbras.

Potássio x Sódio:


O potássio também é importante para manter a pressão arterial estável, pois a hipertensão arterial surge quando há muito sódio no organismo. Com o aumento de alimentos fonte de potássio, o organismo consegue evitar o desequilíbrio entre sódio e potássio, mantendo a pressão arterial estável.

Recomendações nutricionais diárias de potássio:

Fonte: http://www.informacaonutricional.blog.br

Alimentos ricos em potássio:

Fonte: http://www.informacaonutricional.blog.br