Foto: Valter Andrade / Prefeitura de Jaboatão
No mês de janeiro, a equipe do Procon de Jaboatão dos Guararapes interditou 10 supermercados, porém o trabalho continua e mais quatro supermercados foram interditado nesta sexta-feira (14). Veja a reportagem:
Quatro supermercados em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tiveram o setor de embutidos interditado, nesta sexta-feira (14), após fiscalização da Vigilância Sanitária e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Um deles teve ainda o setor de frios interditado também. Ao todo, 14 estabelecimentos já sofreram interdições neste ano devido a irregularidades.
Os setores ficam fechados por cinco dias para regularização e recebem multa de R$ 10 mil, cada.
De acordo com o Procon, foram encontrados 75 quilos de alimentos vencidos no supermercado IBS que fica no conjunto Dom Hélder Câmara, sendo o setor de embutidos - que vende itens como bacon, calabresa e paio - interditado. De acordo com um funcionário, que preferiu não ser identificado, o problema foi com as etiquetas - o fabricante orientava consumo em até cinco dias após aberto, como prazo de validade, mas, devido a um erro de digitação, os produtos indicavam seis dias.
No supermercado Trevo, em Candeias, foram 18 quilos de alimentos vencidos - todos com prazos de validade maiores que os indicados pelo fabricante para produtos abertos, segundo o Procon. Procurado pelo G1, os responsáveis pelo supermercado informaram que não iriam se manifestar sobre o assunto.
Também em Dom Hélder, foram encontrados 38 quilos de produtos com validade adulterada e embalagens sem identificação no supermercado Pernambucano.
No Sempre Bom, de Barra de Jangada, foram 28 quilos de alimentos sem data de validade e sem identificação do fabricante. "Tinha muitos produtos no Sempre Bom expostos sem nenhuma informação, sem validade no setor de embutidos", explica a gerente jurídica do Procon de Jaboatão, Renata Carvalho. Até o momento de publicação desta reportagem, os responsáveis por esses estabelecimentos não foram localizados.
Foto: Valter Andrade / Prefeitura de Jaboatão
Renata afirma ainda que os problemas com validade têm sido o principal motivo de interdição de setores nos supermercados no município. "Isso tem sido o foco das nossas fiscalizações e o motivo principal das nossas interdições. Essa prática já vinha acontecendo, tínhamos orientado várias vezes. A autuação e aplicação de multa não estava resolvendo", detalha.
Veja ainda:


