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Waldir Santos esteve na manhã da última quarta-feira (29) no supermercado procurando por outras embalagens do mesmo produto que estivessem com má estado de conservação e armazenamento quando encontrou com técnicos da Anvisa fazendo uma visita de fiscalização no estabelecimento.
“Eu fui até eles e mostrei que haviam outras embalagens do produto com fezes de baratas na parte de fora e expliquei que já tinha feito uma denúncia hoje mais cedo em relação ao caso”, diz. Os técnicos da Anvisa chamaram o gerente do supermercado que reconheceu o problema junto ao órgão.
O estabelecimento foi autuado pela Anvisa de acordo com o artigo 138 da lei 3645/2007 do Código de Defesa do Consumidor que determina a retirada de circulação dos produtos que podem representar risco à saúde. Além de ser autuado, o supermercado pode ainda ter que pagar uma multa à Anvisa.
Waldir Santos disse que espera apenas o recebimento do protocolo da denúncia junto à órgão fiscalizador para mover uma ação contra o supermercado.
O supervisor de vendas Waldir Santos procurou a Anvisa, na manhã de hoje (29), após encontrar fezes de barata na embalagem de um produto comprado na noite de ontem (28) em um supermercado localizado na Avenida Frei Serafim.
O produto era um cereal da marca Nestlé e ele só percebeu que havia algo errado na embalagem quando já estava em casa. “O prazo de validade dele só vence daqui a três meses. Foi a minha noiva que comprou e quando ela chegou em casa, nós o armazenamos no armário junto com outros produtos e quando fomos abri-lo, vimos que havia um caminho de fezes de barata na parte externa da embalagem”, conta.
Ao abrir o produto, Waldir disse que encontrou mais fezes e algumas baratas vivas na parte interna. O supervisor fez a denúncia junto à Anvisa para pedir o ressarcimento pelo prejuízo que teve. O órgão recebeu a reclamação e deu a ele o prazo de dois dias para o recebimento de alguma resposta.
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Os técnicos do órgão vão fazer uma fiscalização ao estabelecimento para verificar a se há indícios de má estado de conservação em outros produtos do gênero. O objetivo da visita é saber também se as fezes de barata encontradas por Waldir são decorrentes das condições de higiene do supermercado ou das condições de higiene da empresa que faz a distribuição dos produtos da marca. Serão feitos testes em laboratório.
“Amanhã eu vou até lá (Anvisa) para poder pegar o protocolo da denúncia e eu também vou acionar o Procon para mover uma ação por danos morais contra o supermercado e conseguir o ressarcimento pelo produto”, declara Waldir.
Em casos como esse, se for comprovado que o estabelecimento comercial não fez o armazenamento correto do produto ou descumpriu alguma exigência de condições de higiene junto aos órgãos fiscalizadores, o produto deverá ser retirado das prateleiras e o local deverá ressarcir o consumidor no valor pago por ele.
Com receio de que a empresa altere as embalagens antes da visita de fiscalização, a Anvisa pediu para que o nome do estabelecimento não fosse publicado.
O gerente da filial falou com a reportagem do PortalODia.com e falou que não estava autorizada a prestar informações. A assessoria de comunicação também foi contactada e informou que entrará em contato posteriormente para esclarecer a situação.
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