Na hora de comprar saiba diferenciar as gorduras que aparecem nas Informações Nutricionais dos rótulos dos alimentos. Geralmente aparecem as quantidades de gorduras totais, saturadas e trans.
DICAS do Guia Alimento Seguro:
GORDURAS TOTAIS: É a soma das gorduras saturadas, insaturadas e trans. Auxilia na absorção e transporte das vitaminas A, D, E e K, compõe as membranas celulares e mantém o equilíbrio térmico do organismo.
GORDURA SATURADA: É um tipo de gordura necessária em pequenas quantidades. Aumenta o nível de colesterol LDL do sangue. Esse colesterol (LDL - "colesterol ruim") é depositado nos vasos sanguíneos, inclusive nos do coração e do cérebro. Podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
GORDURA TRANS OU HIDROGENADA: Deve ser evitada ou consumida com bastante moderação. Não se deve consumir mais de 2 gramas de Gorduras Trans por dia, sendo que duas bolachas recheadas já ultrapassam esse limite. Essa gordura aumenta os índices de LDL ("colesterol ruim"), diminui os índices de HDL ("colesterol bom") e ainda toma espaço do ômega 3 e do ômega 6 (gorduras vitais que não são produzidas pelo nosso organismo).
GORDURA INSATURADA: Aumenta os níveis de HDL (“colesterol bom”), que tira o colesterol do sangue sem acumulá-lo nos vasos do coração. Facilmente encontrada em óleos vegetais, castanhas e peixes de águas frias, como sardinha, salmão e truta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário