quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SAL ou SÓDIO


Primeiramente precisamos saber que SAL e SÓDIO não são a mesma coisa. É o SÓDIO que aparece nas Informações Nutricionais contidas na maioria dos rótulos.

O SÓDIO é um dos conservantes mais utilizados pela indústria alimentícia, ele está presente em diversos alimentos industrializados, como macarrões instantâneos, salgadinhos, refrigerantes, biscoitos, embutidos, molhos prontos e muitos outros.

Veja o Ranking de 100 alimentos cheios de SÓDIO:

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o consumo de SÓDIO é de 2g (2.000mg) por dia.

Como você pode ver no Ranking é muito fácil ultrapassar a ingestão máxima de SÓDIO recomendada pela OMS, basta ingerir apenas um pacote de macarrão instantâneo sabor galinha e você já está no limite da recomendação diária de 2.000mg de SÓDIO por DIA.

Outro problema que nos deparamos é que nas Informações Nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos são sempre referentes a uma porção do produto, em gramas (g) ou em mililitros (mL). O problema é que a maioria das pessoas come um pacote inteiro.  

O excesso da ingestão de SÓDIO pode ocasionar graves problemas como a hipertensão. "Os pacientes que não controlam o consumo de SÓDIO têm mais chances de sofrer derrames e problemas cardíacos, precisam tomar mais medicamentos e apresentam dificuldade para controlar a hipertensão", afirma o médico nutrólogo Daniel Magnoni, do Ambulatório de Nutrição Clínica do  Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo.

A seguir as dicas que o Guia Alimento Seguro preparou para você:






Nenhum comentário:

Postar um comentário